Postagem em destaqueTânia Brito Melo A fazer historias e poemas, envolve o leitor, com uma reflexão

Bibliografia poética

ACADÊMICA: Tânia Brito Melo PATRONO: Henriqueta Lisboa CADEIRA: 28 EVENTO: AMCL.   Ano II POSTAGEM 09-10-2018 BIBLIO...

domingo, 31 de maio de 2020

BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS





BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS


O aviãozinho de papel voou no horizonte azul
Sobe alto na imaginação na folia a brincar
Criança pula dança vira estátua
Espera o comando a transformação
Movimento ação atenção andam no pé de lata avante

Criam jogos de botão, peteca bambolê e pião
A bola de gude desfila no chão
Charadas amarelinhas a pular
Cobra cega enxerga o mundo com muita diversão
Linda Dama, Pião Rainha e Rei xadrez

Na corrida de saco se fazem campeões
Pulam cordas elástico a animar
Bola queimada realizações
Grande exercício que só faz bem
Dos sonhos a socialização cooperação

Palitinhos multicoloridos a destacar
Brincadeiras preferidas no ar
Jogos com diversidade a florir
A troca de figurinhas alcançar
Tudo fica a colorir afetividade

Surgi uma aquarela gigante passa o anel
O arco-íris fica a sorrir do Passatempo
Brincam crianças alegrando o planeta
Enquanto o soltar de pipas tocam no imenso céu
Encontram adivinhação na xarada da ternura.

Tânia M de J B de Melo
27-03-2018
17:28 minutos
Brasília- Brasil
Direitos Autorais reservados ao Autor.


                Tema: Brincadeiras de Crianças

A Poetisa tem como finalidade: despertar ao leitor a diversidade de brincadeiras do passado e da atualidade como; da importância dos brinquedos e das brincadeiras, no incentivo à leitura. Onde o leitor tem a liberdade de deixar sua opinião.

Objetivos:

Estimular o leitor a reflexão em troca de ideias
Explicitar a participação social sobre a importância da infância a brincar
Aponta questionamento sobre as formas brincar e criar novas brincadeiras
Incentivar a leitura transmitindo ideias que transforme o mundo
Reconhecer brincadeiras do passado e da atualidade
Desenvolver a imaginação e aceitar toda diversidade
Motivar seus sentimentos e emoções na afetividade socialização e cooperação
Proporcionar a criatividade na leitura e reconhecer a literatura
Desenvolver participação no mundo
Conviver na afetividade com o próximo
Despertar para compreensão de sua própria história de vida
Buscando bons leitores
Motivar a formação do costume de brincar
Valorizar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e respeito as diferenças, analisando seus valores morais na forma de brincar nas tomadas de decisões morais e éticas.

Metodologia

Debate em grupo sobre o tema e sobre a criação do Autor
Fazer leitura do poema relacionar diferenças entre brincadeiras e brinquedos
Destacar a importância do brincar
Pesquisas sobre o convívio social e brinquedotecas
A situação da família em vivencia individuais e coletiva
Desenhar seus brinquedos favoritos
Descrever sua opinião sobre o tema
Escrever sobre: seus sentimentos, dar opiniões e ponto de vista social
Sobrinha palavras no poema
Fazer uma redação com tema minha brincadeira favorita
Reflexão sobre a realidade comprometida com transformação para melhor união
Que competir não ganhar o jogo e sim participar pacificamente.
Leitura silenciosa do poema
Exposição oral, criar músicas com o poema
Pesquisar sobre o tema.

Material necessário

Leitura do poema, pesquisas, informativos, ilustrações, filmes, histórias, livros, jornais revistas, enciclopédias etc....

Avaliação:
Será feita pelos participantes, abordando sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário